,

Dr. Thiago Martins esclarece mitos e verdades sobre preenchimento fac

18:41

Siga @thiagomartinsestetica
Hábitos do dia a dia que parecem inofensivos podem causar em longo prazo marcas desagradáveis no rosto. Os temidos pés de galinha, bigode chinês entre outros são o terror não apenas da mulherada como também dos homens mais vaidosos, como o famoso “bigode chinês”, aquelas linhas que vão da base do nariz até a lateral da boca, e também as rugas.O preenchimento facial é um dos procedimentos estéticos mais utilizados no momento. A causa para que isso aconteça é que a pele se torna mais fina. Por ter menos elasticidade e vigor esses sinais começam a aparecer e ficar mais evidentes.Muitos já ouviram falar, porém não sabem de fato qual é o produto feito os preenchedores. Assim, eles são feitos com ácido hialurônico e contribuem na suavização rugas e marcas de expressão em regiões como a testa, ao redor dos olhos (os "pés de galinha") e no bigode chinês, e é usado também para dar volume. É importante ressaltar que nosso organismo consegue produzir essa substância naturalmente, sendo que pode ser encontrada principalmente na pele. Sua principal função é reter a água para que a pele fique hidratada e com volume. Ocorre que conforme os anos vão passando ocorre o processo de envelhecimento que é natural em cada pessoa, esse ácido se degrada e a capacidade de produção do organismo diminui. Assim, aumentam os ‘sulcos’, rugas. Dado que a flacidez e as rugas são problemas causados pelo tempo, para que sejam tratados é preciso utilizar duas substâncias: o ácido hialurônico e a toxina botulínica.

Qual a diferença entre ácido hialurônico e toxina botulínica? Conforme foi abordado na minha matéria anterior (INSERIR LINK) a toxina botulínica é utilizada para tratar a musculatura, então ela relaxa o músculo de movimento. O rosto - testa, centro das sobrancelhas, a região dos olhos etc - tem muito movimento. Essa substância minimiza e suaviza a força de contração, impedindo que marcas de expressão se instalem naquele local", explica. Ela acrescenta que a toxina é para suavizar e não paralisar. O ácido hialurônico, por sua vez, devolve volume perdido ou preenche um lugar que se deseja resgatar formato ou proporção. 

Assim, o ácido é usado não só para repor vincos, mas também é eficiente para recuperar o contorno do rosto, por exemplo, que é perdido conforme se vai envelhecendo. Outro ponto muito procurado pelos pacientes é para o tratamento de olheiras. Às vezes a pessoa se sente com olheiras profundas porque tem aquela região mais transparente, então é importante usar o ácido para fazer uma hidratação por baixo do músculo e melhorar a aparência da olheira."O ‘top one’ das mulheres destaco o preenchimento dos lábios, que pode ser trabalhado, além do volume, proporcionar a projeção e contorno aos lábios e ainda e preencher o "código de barras" (as linhas que ficam ao redor dos lábios). Assim, ao contrário do que dizem por aí, não se pode ficar com a má impressão que a boca vai ficar enorme, pois se você faz o procedimento com o profissional competente, problemas como esse pode ser evitado.

Para ajudar aqueles que ainda tem dúvidas, segue abaixo algumas perguntas e respostas que clientes já me fizeram:

Quanto tempo dura, em média, cada substância?

No caso do ácido hialurônico, por possuir densidades diferentes, faz com que sua durabilidade possa variar. Um menos denso pode ser usado para tratar olheiras e um mais denso, que é usado profundamente, é indicado para resgatar o contorno facial, por exemplo. Se é um preechedor mais denso pode durar até dois anos dependendo da faixa etária da pessoa e do se estilo de vida.

O procedimento é dolorido e fica roxo ou inchado?

"A dor depende muito de cada um. Porém, trabalho com um anestésico específico, que aplico por volta de meia hora antes. Quem é mais sensível pode aplicar até uma hora antes. O procedimento costuma ser bastante tranquilo, mas, claro, algumas pessoas possuem maior sensibilidade. A dor existe e a percepção de um para outro é muito variável, porém, no geral é completamente suportável."

Sobre como o pós-procedimento, pode ficar um pouco roxo, pois toda vez que se coloca uma agulha corre o risco de ficar roxo. Caso isso aconteça, em até 4 dias já desaparece, claro que uma maquiagem simples não disfarce. O inchaço vai variar de cada indivíduo, porém, aconselho aos meus pacientes a fazerem uma compressa de gelo e evitar atividade física no dia que você faz o preenchimento."

Quanto tempo leva para fazer a aplicação de dos preenchedores?

Em 15 minutos a pessoa está pronta, mas os resultados começam a aparecer a partir de 48 horas e o resultado completo pode ser visto até 7 dias depois do procedimento. Se você fez em uma segunda-feira, na próxima segunda já vai estar 95% bem.

Caso a pessoa não goste do resultado, é um procedimento reversível?

Sim. Felizmente é possível reverter, já que existe uma enzima que é aplicada com pequenas injeções faz com que diminua o ácido hialurônico."

É um procedimento seguro?

Sim, embora o procedimento seja 98% seguro, é sempre importante procurar o profissional habilitado e qualificado e se certificar de que os produtos usados são de uma empresa de confiança.

Você pode gostar também!

0 comentários

RECEBER NOVIDADES

Obter um e-mail a cada novo post! Nunca iremos divulgar seu e-mail.