Dr. Marcos Aquino dá dicas para evitar dentes amarelados

09:49

Com o passar dos anos é muito comum que nossos dentes mudem de cor para um tom mais amarelado
Com o passar dos anos é muito comum que nossos dentes mudem de cor para um tom mais amarelado e isso é proveniente da ingestão de alimentos que possuem corantes, uso de alguns tipos específicos de medicamentos ou mesmo por problemas de má formação dentária. Os tipos de alimentos mais comuns responsáveis pelos manchamentos dentários são: café, sucos artificiais, refrigerantes, biscoitos achocolatados dentre outros. O uso de alguns medicamentos como Tetraciclina para crianças abaixo de 8 anos de idade também podem manchar os dentes, tanto quando a ingestão de flúor de maneira descontrolada durante o período de desenvolvimento dentário.
 
Então o que podemos fazer para evitar que nossos dentes fiquem amarelados? 
 
Alimentar-se bem e de maneira saudável seguido de uma boa higienização é o primeiro passo. Minutos após a alimentação a saliva faz um papel fundamental para manter os dentes íntegros e protegidos. As principais funções da saliva são: lavar a superfície dos dentes; manter os tecidos bucais úmidos e protegidos de agentes irritantes e ressecamentos; auxílio na deglutição e mastigação dos alimentos; promove ação antibacteriana; formadora da película que é uma membrana responsável pela proteção da superfície dentária e neutralização ácida; além do efeito tampão que previne da dissolução do esmalte.
 
Porém, a saliva sozinha não consegue manter nossos dentes protegidos, tendo em vista a diversidade de alimentos industrializados e naturais que consumimos diariamente. Com isso precisamos de um bom dentifrício dental, além do fio dental para mantar a higienização em dia. Em casos específicos usa-se também enxaguantes bucais como auxílio na limpeza dentária.
 
Já o tratamento para evitar o amarelamento dental pode ser feito desde uma correta higienização diária após as refeições (dentifrícios de qualidade e uso correto do fio dental) até uma intervenção com uso de clareadores. O tratamento com uso de clareadores dentais deve ser feito em consultório após minuciosa avaliação e indicação do tipo de clareamento pelo cirurgião-dentista especializado.

Dr.Marcos Simões Lima de AquinoCirurgião-Dentista CRO-MG 34.928
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares   | Atendimento em BH | Rua Alagoas, 1314, Salas 715 Shopping 5 Avenida Tel (31) 3055-3732
 

Foto:Divulgação 

Você pode gostar também!

0 comentários

RECEBER NOVIDADES

Obter um e-mail a cada novo post! Nunca iremos divulgar seu e-mail.