Conheça os sinais, sintomas e tratamentos do bruxismo

08:19



O uso de alguns tipos de medicamentos e o tratamento com outras áreas da medicina como a psicologia e fisioterapia são fundamentais para obter o sucesso no tratamento
O termo bruxismo é derivado do francês “la bruxomanie”. Segundo a Associação Americana de Desordens do Sono (ASDA) o bruxismo é definido como um distúrbio de desordem do sono, caracterizado pelo apertar ou ranger dos dentes, denominado bruxismo cêntrico e excêntrico. Ele também pode estar associado a fatores morfológicos, patofisiológicos e psicológicos. Cada vez mais frequente dentro dos consultórios odontológicos, o bruxismo vem se destacando como um dos tratamentos mais procurados pelos pacientes. O tratamento muitas vezes é controverso, porém a literatura permite bastante embasamento científico para um bom diagnóstico e consequentemente um tratamento de sucesso. Então qual o segredo para o tratamento correto?

Buscar um profissional capacitado é o primeiro passo. Após a anamnese, procuram-se alguns sinais que possam indicar a presença do bruxismo. Um exemplo é o desgaste dentário, que se divide em 3 tipos: quando acomete o esmalte, dentina e/ou a polpa dentária. Fraturas dentárias, retrações gengivais, sensibilidade dentária e dores orofaciais são extremamente comuns em pacientes que possuem essa parafunção. O relato de alguns sintomas são típicos em pacientes que possuem bruxismo, tais como: dores de cabeça constantes, dores na região da ATM (Articulação Têmporo Mandibular), dores musculares e dificuldades para dormir. Sabe-se também que alguns distúrbios do sono estão diretamente associados ao bruxismo e estes podem ser detectados por exames clínicos específicos e um questionário chamado PSQI (Pittsburgh Sleep Quality Index).

O tratamento pode ser feito com uso de placas, sendo que o material rígido em acrílico é o mais indicado e usado na atualidade. Contudo existem diversos tipos de placas, materiais para sua confecção e cabe ao profissional decidir qual usar de acordo com cada caso clinico individualmente. O uso de alguns tipos de medicamentos e o tratamento com outras áreas da medicina como a psicologia e fisioterapia são fundamentais para obter o sucesso no tratamento.
 

Serviço:
 
Dr.Marcos Simões Lima de AquinoCirurgião-Dentista CRO-MG 34.928Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares
 
Núcleo Inove Face
Clínica Odontológica, de reabilitação oral e estética. • Rua Alagoas, 1314, salas 715, 716 - Shopping 5 Avenida. SAVASSI - BH. • APP: AgendaAqui.


Você pode gostar também!

0 comentários

RECEBER NOVIDADES

Obter um e-mail a cada novo post! Nunca iremos divulgar seu e-mail.