Treino e inverno: Personal dá dicas para encarar a estação mais fria do ano

11:05

Marcelo Peixoto : Nos dias de temperatura muito baixa, nosso organismo precisa trabalhar ainda mais para manter sua temperatura corpórea, o que faz com que ele gaste mais energia
Todos já sabem que manter nosso corpo em movimento e praticar exercícios físicos regularmente, com a devida orientação de um profissional da área, é um prato cheio para a nossa saúde. É importante mantermos um ritmo frequente de treino, em todas as estações do ano. Porém, é só o clima começar a esfriar, que bate aquela preguiça de sair de casa e se exercitar.Pois bem, é justamente no inverno, estação mais fria do ano, que quem quer ter aquele corpo sarado no verão deve aproveitar. Quem briga com a balança também, já que é no inverno que nosso metabolismo fica acelerado. Sabe aquela frase clichê: "Os corpos do verão se constroem no inverno"? Pois é, ela é bem verdadeira!!! Então se liga nas dicas do Professor Marcelo Peixoto (ao centro na foto) Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa.

Nos dias de temperatura muito baixa, nosso organismo precisa trabalhar ainda mais para manter sua temperatura corpórea, o que faz com que ele gaste mais energia. Isso eleva o gasto de calorias.Além disso, a exposição ao frio aumenta a produção de leucócitos ou glóbulos brancos e granulócitos, que são responsáveis pelo funcionamento do sistema imunológico. Então, há um reforço desse sistema. Mas se deve tomar cuidado, pois o exercício intenso em temperatura exterior muito baixa pode ter o efeito contrário.Também no frio, nosso corpo perde menos água, pois tendemos a suar menos. Mas é imprescindível mantermos nosso corpo hidratado. A ingestão regular de líquido é importante para o nosso organismo desempenhar suas funções, que são essenciais na nossa vida, como por exemplo: fundamental para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção;  ajuda no transporte de nutrientes para as células; regula a temperatura corporal e desempenha papel importante no sistema circulatório.A prática de exercícios físicos em dias frios, também faz com que substâncias químicas (neurotransmissores e endorfinas, por exemplo) sejam liberadas em nosso cérebro. Essas substâncias ajudam no nosso bem-estar. Ou seja, se ficar em casa, não aproveitar a luz do dia, não terá esse estímulo.
Não deixe de escolher a atividade correta pra você. Experimente as atividades que lhe são oferecidas, na academia, no clube, na praça etc
Um detalhe muito importante a ser ressaltado aqui é a importância do aquecimento. Em temperaturas mais baixas, nossa musculatura está mais contraída, e as articulações, enrijecidas. Assim, vale a pena gastar de 10 a 20 minutos realizando atividades de baixa intensidade, como um trote leve, elíptico ou bicicleta com pouca carga, para que aumente o fluxo sanguíneo no sistema muscular, com a função de "acordar" a musculatura que será solicitada posteriormente no exercício.Aquecer faz com que o aumento da circulação seja lento e gradual, deixando a musculatura mais preparada para o esforço vigoroso que está por vir. Isso porque, em repouso, nossos músculos recebem de 15 a 20% de nosso fluxo sanguíneo, enquanto que durante o exercício intenso, esse fluxo chega até a 85-90%. Faça também exercícios repetidos com foco em mobilidade articular e alongamento, gastando de 20 a 30 segundos em cada movimento, para promover lenta distensão de suas fibras. E não se esqueça de alongar no término do seu treino também, para manter as fibras alinhadas e evitar o que chamamos de "nó" muscular e para manter a amplitude de movimento, de todo o complexo articular.Não se esqueça do agasalho! Mas escolha aquele que vai lhe permitir a transpiração. Agasalhos com tecidos mais grossos, retém o calor, aumentando a desidratação e não permite a troca de calor com o ambiente, podendo-lhe fazer mal.E se ainda não estiver animado, lembre-se de que é sempre bom ter alguma companhia! Um amigo para te dar aquela motivação!!! Experimente chamar seu amigo para irem treinar juntos e você verá como passara rápido e será mais prazeroso.

Não deixe de escolher a atividade correta pra você. Experimente as atividades que lhe são oferecidas, na academia, no clube, na praça etc. E escolha a que mais lhe agradar e a que te dará prazer em fazê-la, mas lembre-se, sempre com a orientação de um profissional de educação física por perto.Alimente-se bem! Procure ter uma alimentação saudável, coma frutas, verduras, alimentos ricos em fibras, eles ajudam no bom funcionamento do organismo e são benéficos para a sua saúde.Ter pelo menos 6 horas de sono, ajuda a ter mais disposição durante o dia! O repouso é muito importante para seu corpo, pois é durante o sono, que seu organismo se recupera, se adapta, gera mudanças, responde ao treino que foi realizado anteriormente.Ter um objetivo, também contribui para você manter o foco e não desistir! Estabeleça uma meta para você, mas uma meta que seja possível de ser alcançada e um prazo, um prazo que esteja condizente com a sua rotina e que você tenha realmente esse tempo para se dedicar.E por último, é importante que você descubra qual é o SEU melhor horário para treinar. Os chamados, horários biológicos interferem no seu desempenho. Descubra qual parte do seu dia você se sente mais disposto para se exercitar, e aproveite!



Serviço:
Academia Em Forma
Rua Nilo, 25 -Alípio de Melo - Belo Horizonte
(31) 3477-8372
www.academiaemforma.com.br
Prof. Marcelo Peixoto de Oliveira
Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa
CREF: 026292-G
Contato Profissional: 031-98857-5865 marcelopeixo@gmail.com

Você pode gostar também!

0 comentários

RECEBER NOVIDADES

Obter um e-mail a cada novo post! Nunca iremos divulgar seu e-mail.