Dr. Marcos Aquino explica a importância da odontologia no esporte

09:39

 
Jogador Bruno Nazário e Dr.Marcos Aquino
O Cirurgião dentista, o Dr. Marcos Aquino do Núcleo Inove Face na Savassi, clínica famosa por receber famosos e atletas entre eles (muitos) jogadores do Cruzeiro, explica o quanto a odontologia do esporte pode influenciar no desempenho do atleta.Confira!
Diversas são as áreas que se preocupam em cuidar do atleta, que propõem aumentar ainda mais sua capacidade física e funcional dentro da sua profissão. Que seja no vôlei, natação, basquete, futebol ou qualquer outra modalidade, o atleta deve estar sempre se preparando para chegar ao sucesso. Pensando nisso a odontologia vem se mostrando bastante eficaz em alguns tratamentos preventivos, curativos e principalmente no acompanhamento do atleta durante toda sua vida.
A preocupação em manter o atleta bem fisicamente vem desde a categoria de base e para isso é necessário uma atenção multidisciplinar. Quando se pensa na odontologia do esporte inicia-se uma atenção com o atleta desde novo, com palestras educativas e cuidados preventivos. O atleta mirim, por exemplo, precisa crescer com um condicionamento físico apropriado para sua idade, alimentação balanceada e livre de algumas doenças bucais que possam vir a afetar o seu desenvolvimento como profissional. Doenças bucais infecciosas podem inclusive atrasar na recuperação física de um atleta lesionado. Quando se possui um problema bucal e o tratamento não é feito da maneira adequada ou no tempo correto, o tempo de tratamento aumenta significativamente prejudicando o atleta durante suas atividades no dia a dia. Então vamos pensar em um jogador de futebol profissional que atua no time principal de um grande Clube e possui um problema de DTM (Disfunção Temporo Mandibular). Quem convive com essa disfunção sem o tratamento adequado normalmente acaba tendo problemas relacionados aos distúrbios do sono. Então o profissional não terá uma boa noite de sono, acordará com a sensação de cansaço físico mesmo sem ter feito qualquer atividade no dia anterior, provavelmente com sintomas de estresse e algumas vezes com dores na cabeça e corpo. Agora pense nesse atleta em um jogo de final de campeonato onde a ansiedade está aumentada, seu corpo será exigido ao extremo e ele está passando por esse tipo de problema, porém sem o tratamento adequado. Será que ele irá jogar bem e ter o mesmo rendimento se tivesse em tratamento e sem os problemas citados acima? Entretanto, posso afirmar que seria o mesmo que entrar em campo com um atleta a menos no time.
 
 
Serviço:
 
Dr.Marcos Simões Lima de AquinoCirurgião-Dentista CRO-MG 34.928Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares
 
Núcleo Inove Face
Clínica Odontológica, de reabilitação oral e estética. • Rua Alagoas, 1314, salas 715, 716 - Shopping 5 Avenida. SAVASSI - BH. • APP: AgendaAqui.
 

Você pode gostar também!

0 comentários

RECEBER NOVIDADES

Obter um e-mail a cada novo post! Nunca iremos divulgar seu e-mail.