Chef Flávio Trombino, do restaurante Xapuri, prepara receita especial para o Igarapé Bem Temperado

14:23

Flávio Trombino, chef responsável pela cozinha do Restaurante Xapuri, é um dos convidados para o Festival Igarapé Bem Temperado
Flávio Trombino, chef responsável pela cozinha do Restaurante Xapuri, é um dos convidados para o Festival Igarapé Bem Temperado, que acontece de 14 a 17 de julho e comemora 12 anos neste ano. O prato criado por ele, chamado de “Spätlze de cansanção e taioba ao molho de linguiça de porco”, utilizou-se de uma das tradições locais resgatadas pelo festival: os quintais urbanos, em que são cultivados pela própria população diversos tipos de verduras e legumes.“A minha inspiração para criá-lo veio das origens do festival, dos guisados com as hortaliças locais, plantadas nos próprios quintais das casas da cidade. Pensei em um prato que levasse o máximo delas para evidenciar essa característica cultural tão importante”, explica Trombino.Segundo o chef, participar de um festival como Igarapé Bem Temperado é uma grande oportunidade para vivenciar a gastronomia em sua forma mais pura e especial
 
Receita: SPÄTLZE DE CANSANÇÃO E TAIOBA AO MOLHO DE LINGUIÇA DE PORCO

Ingredientes para a massa:
500 g de farinha de trigo
250 g de folhas de cansanção
250 g de folhas de taioba
4 ovos
400 ml de água
Sal a gosto
Ingredientes para o molho:
1 kg de tomate bem maduro
500 g de linguiça de porco
150 g de bacon
1 cebola
2 dentes de alho
Sal e pimenta a gosto
Salsinha e cebolinha
Fundo de carne
 
Modo de preparo:
Para a massa: Bata as folhas no liquidificador com os ovos e a água até obter um líquido bem verde e liso. Coloque em uma tigela e acrescente a farinha aos poucos, batendo até o ponto em que a massa esteja úmida, mas não líquida – é quase um ponto de massa mais pesada de bolo. Deixe a massa descansar por uns 20 minutos.
Ferva água em abundância com sal. Passe a massa pelo ralador de furos grandes de forma que ela caia diretamente sobre a água. Quando as gotas de massa boiarem, retire-as com uma escumadeira. Se não for servir na hora, coloque em água gelada para interromper o cozimento. 
Para o molho: Frite o bacon para obter a gordura. Refogue a linguiça com a cebola e o alho. A linguiça deve estar desmanchada e sem a tripa. Acrescente o tomate batido sem pele e sem sementes. Durante o cozimento, conforme o caldo for engrossando, vá pingando o fundo de carne até obter um molho bem encorpando. Tempere com sal e pimenta a gosto. O processo de cozimento dura aproximadamente 30 minutos. Coloque o cheiro verde ao final do cozimento.
Dica: coloque uma cenoura inteira dentro da panela do molho para ajudar a equilibrar a acidez; quando conseguir enfiar um garfo nela com facilidade é porque o molho está pronto.
Montagem do prato: Salteie a massa na manteiga, coloque-a no prato, acrescente o molho e rale queijo curado por cima. 
 
Por:Redação
Foto: Carlos Stan

Você pode gostar também!

0 comentários

RECEBER NOVIDADES

Obter um e-mail a cada novo post! Nunca iremos divulgar seu e-mail.