Cristian Bernardi:O mercado de luxo e a crise

15:43




Meg Brasil abre uma série de entrevista com profissionais de diversos setores sobre o mercado de luxo e a crise.E nosso primeiro convidado é Cristian Bernardi Diretor de marketing e vendas do Tivoli Mofarrej que fala das perspectivas do turismo de alto padrão.

A queda da confiança do consumidor em relação à economia, inclusive entre os mais ricos, impacta diversos setores. Porém, o mercado de luxo ainda consegue manter, em 2015, sua constante evolução dos últimos anos. O crescimento real do setor no Brasil será de 4% neste ano, na comparação a 2014, segundo estimativas da Euromonitor, empresa de pesquisa de mercado. Em sua opinião qual o fator crucial que faz o mercado de luxo ainda continuar em expansão ?

O público do luxo é exigente, quer atendimento personalizado e diferenciado, sendo que esses consumidores são de classes de maior poder aquisitivo, que sofrem menos com as questões socioeconômicas do Brasil. A valorização do dólar também ajudou a manter em expansão o mercado de luxo doméstico, pois quem costumava viajar para fazer compras, por exemplo, acabou migrando sua demanda por artigos de luxo para compras no Brasil.

O turismo, mostra que pode e deve revigorar sua performance em tempos de crise. Com as moedas estrangeiras custando caro, a tendência é a de que o brasileiro aproveite suas férias e feriados viajando a destinos nacionais. O que o Grupo Tivoli tem feito para absorver essa clientela que busca novas experiências?

Ambas as unidades têm uma localização ímpar nos seus mercados, equipamentos adaptados e adaptáveis à evolução das necessidades dos clientes. O Tivoli Ecoresort Praia do Forte oferece uma infraestrutura completa para o relaxamento e divertimento. O hotel conta com oito piscinas, campo de futebol iluminado, quatro quadras de tênis iluminadas, quadra de vôlei de areia, anfiteatro, SPA, fitness center e esportes náuticos. Inclusive acabamos de lançar um novo produto que é o Tivoli Pool Villas. Trata-se de uma proposta de hospedagem que une as vantagens de uma casa particular na praia com todo o conforto e estrutura do resort, que acomodam até seis pessoas por vila. Já o Tivoli São Paulo – Mofarrej conta com o restaurante espanhol Arola Vintetres, do multiestrelado Chef catalão Sergi Arola, o Elements SPA, primeira unidade da América do Sul da rede internacional de spas de luxo Banyan Tree, academia e a famosa piscina laranja e um conjunto de pacotes para incentivar o turismo doméstico nos finais de semana.

Alguns mais cautelosos dizem que o setor  de luxo  que passa incólume pelas agruras da crise econômica mundial deve começar a sofrer maiores impactos. O mercado de luxo brasileiro, que se fortaleceu no país nos últimos anos devido ao aumento da renda e do crédito, vai precisar inovar e fazer ajustes para não sofrer perdas significativas, confirmam especialistas que acompanham o mercado. O que o grupo Tivoli  tem planejado para manter uma taxa média de ocupação satisfatória? tem alguma previsão de ajustes ou contenção de investimentos ?

Os nossos investimentos nos últimos anos estão relacionados a nossa estratégia de marca que é a de manter o nível de produto e de acolhimento que nos caracteriza oferecendo sempre experiências únicas aos nossos clientes. A exposição obtida nos nossos 2 hotéis no Brasil, o Tivoli São Paulo Mofarrej e o Tivoli Ecoresort Praia do Forte, por meio do evento da Copa em 2014, apoiou bastante em ocupação dos hotéis para 2015. Acreditamos que esse é o reflexo do reconhecimento da qualidade do produto e do acolhimento que as nossas unidades oferecem diariamente aos nossos clientes, e da diferenciação que criamos em relação à hotelaria tradicional presente no Brasil.

Hoje em dia ás redes hoteleiras passaram a estar mais presentes na vida social das cidades com aberturas de espaços físicos para casamentos, baladas, piscinas entre outros. Você não acha que essa abertura pode com o tempo fazer com que o "desejo de exclusividade" se perca ao longo do tempo com a fácil acessibilidade ?

Há vários valores agregados na escolha de realizar eventos sociais, como casamento, aniversários, baladas em hotéis. No caso dos hotéis Tivoli, dispomos de uma equipe experiente na organização, planejamento e concretização de grandes eventos. Tudo isso, aliado a uma gastronomia de renome, onde também os noivos e convidados podem se hospedar no hotel e também passar a noite de núpcias. A exclusividade se torna ainda maior, pois os nossos hotéis oferecem ambientes contemporâneo, versátil, e elegante para atender aos mais diferentes estilos de eventos sociais e corporativos. Inclusive em alguns casos convidados reservam hospedagem no hotel afim de aproveitarem a festa e na sequência ter o conforto do hotel para descansarem.

Nos últimos anos o Tivoli trocou de gestão por duas vezes até ser adquirida pelo Minor International Public Company Limited , como está sendo feita essa transição na gestão do grupo ? a planos de mudança na configuração e no modelo de exploração da marca no Brasil ?

Conforme anunciado pela Minor no seu comunicado, a Minor Hotel Group  pretende expandir a rede Tivoli e as suas outras marcas (ANANTARA, AVANI, OAKS, PerAQUUM) no Brasil e na América do Sul, a partir da plataforma adquirida. Ambas as unidades Tivoli no Brasil manterão o seu posicionamento no segmento de Luxo, prosseguindo a política de investimentos permanentes de melhoria do produto e do serviço. Os investimentos previstos de melhoria de produto e de serviço serão mantidos integralmente, com algumas novidades em ambos os hotéis a serem oportunamente divulgadas.

Com a crise o pessimismo toma conta dos noticiários, redes sociais e até daquele bate-papo no barzinho, o que você como gestor de uma equipe tem feito para que esse pessimismo não domine o ambiente de trabalho ?

O momento atual exige foco do colaborador, para que ele não seja afetado psicologicamente pela crise e execute o serviço da melhor maneira possível. Todos os nossos colaboradores são valorizados pela Tivoli Hotels como participantes assíduos e conhecedores da rotina do dia a dia dos nossos hotéis, seja através de treinamentos, palestras, etc.

Por:Pedro Augusto
Foto:Arquivo pessoal

Você pode gostar também!

0 comentários

RECEBER NOVIDADES

Obter um e-mail a cada novo post! Nunca iremos divulgar seu e-mail.